O que é Área Schengen?

 

Área ou Espaço Schengen nada mais é que um acordo entre países da União Européia ( e mais quatro que não são),  que permite a livre circulação entre eles. Na prática, dentro desta zona, os cidadãos europeus, assim como os nacionais de terceiros países, podem viajar livremente sem ter que se submeter a controles nas fronteiras. No entanto, se estiver viajando de um país que não faz parte do acordo para outro que faz, será submetido a um controle de fronteira.

 

Ao mesmo tempo que foi proporcionado aos europeus e turistas uma liberdade maior entre os países Schengen, também foram reforçados controles das  fronteiras externas, ou seja, os Estados membros que se localizam na linha de frente têm a responsabilidade de realizar rigorosos controles em suas fronteiras e fornecer, dependendo do caso, vistos de curta permanência.

Por exemplo, para nós brasileiros chegarmos até Malta, será necessário fazer uma conexão, visto que não existem voos diretos. Este será o país onde será submetido a imigração e controle. A partir deste momento serão contados os dias da sua permanência fora do Brasil. Caso sua conexão seja em algum país que não participe do acordo Schengen, os seus dias serão contados a partir da sua chegada em Malta.

 

Saiba mais sobre a documentação exigida na imigração aqui

 

Quais os países inclusos nesta Área?

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

 

Quais são os países da UE que estão fora do espaço Schengen?

A Bulgária, Roménia, Chipre, Irlanda, o Reino Unido e a Croácia estão fora do espaço Schengen. Estes seis países têm as suas próprias regras de emissão de vistos de curta duração, para saber mais, procure pelo contato do Consulado de cada um deles!

 

O que é o Visto Schengen?

O Visto Schengen é um visto de curta duração emitido por todos os países do espaço Schengen. É o carimbo que a imigração vai colocar no seu passaporte com a data da sua entrada no país!

O que me permite o visto Schengen?

Com um visto Schengen pode viajar para um ou todos os países do espaço Schengen, pelo período de validade do seu visto, num máximo de três meses por cada período de seis meses. Não é necessário um visto para cada um dos países e não é necessário mostrar o passaporte ao passar a fronteira entre países do espaço Schengen.

Posso sair do espaço Schengen e regressar com o meu visto Schengen?

Por norma, os vistos Schengen são válidos para apenas uma entrada, o que significa que só pode entrar no espaço Schengen uma única vez. Se pretende entrar e sair do espaço Schengen diversas vezes no período de validade do seu visto, deverá requerer um visto Schengen de entradas múltiplas que lhe permitirá entrar diversas vezes durante o seu período de validade.

Qual a duração de um visto Schengen?

Um visto Schengen tem uma duração máxima de três meses por cada período de seis meses, ou seja, a autorização de permanência é válida por 90 dias e após o retorno para o Brasil deverá aguardar no mínimo 6 meses para conseguir a nova permissão.

O que acontece se ultrapassar a duração do meu visto Schengen?

Se ultrapassar o período de validade do seu visto Schengen e não estiver estudando e nem tiver outro visto que permita estender a sua estadia, estará numa situação irregular e será convidado a abandonar o espaço Schengen.

 

 

 

Fonte: Portal da Imigração da União Européia

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *