Imigração e visto de estudante

Esta é uma das perguntas de 10 entre 10 pessoas que vem pra Malta!

Preciso de visto para fazer intercâmbio em Malta?

Caso permaneça na Europa até 90 dias, não será necessário, pois é o período em que nós brasileiros podemos ficar sem visto dentro da área Schengen. Os dias começarão a contar a partir do momento em que passar pela imigração no país em que fizer a sua conexão.

Se a sua permanência se estender além deste período, é necessário sim a aplicação de um visto, que não é feito no Brasil e sim aqui mesmo em Malta. Sabendo que não há voos diretos para Malta, somente com conexão em outros países, que por muitas vezes não tem conhecimento desta informação, muitas pessoas têm medo de serem barradas e terem que voltar para o Brasil.

Pode ser sim que aconteça, mas se você tiver toda a documentação em mãos, não há nenhum motivo para ter medo!

Estes são os documentos necessários para entrada na Europa:

  • Passaporte válido para no mínimo 3 meses anteriores a data do seu retorno;
  • Vacina contra Febre Amarela certificada pela ANVISA;
  • Passagem aérea de ida e volta – A volta terá que ser marcada para até 90 dias se sua conexão for dentro da área Schengen;
  • Seguro Viagem cobrindo todo o período que vai permanecer fora do Brasil;
  • Carta da Residência;
  • Carta de aceitação da escola.

Além destes documentos, pode ser que precise comprovar um valor para se manter durante a sua estadia que são: 48 euros por dia, caso não tenha acomodação fechada ou 25 euros por dia se tiver. Por enquanto não foi decidido nada em relação ao cadastro e taxa mencionado nas matérias publicadas! Vamos ficar de olho!

 

Lembre-se:

  • Caso decida trazer seu cartão de crédito internacional, deve desbloqueá-lo antes de viajar.
  • É aconselhável fazer um cartão de viagem com sistema pré-pago em qualquer agência bancária ou casa de câmbio.

DICA:

Se o seu intercâmbio passar de 3 meses e sua conexão de chegada seja em algum país dentro da área Schengen, sua passagem de volta deverá ser comprada para até 90 dias e remarcada após a chegada em Malta.

Eu sei que isso é muito chato e terá um custo para remarcar, mas pode sim ser um problema na imigração. Para evitar, procure passagens com conexão em países que dão permissão para mais de 90 dias, como Inglaterra, por exemplo. No meu intercâmbio eu consegui entrar com a passagem de volta comprada para mais de 6 meses! A minha  conexão foi em Londres e no carimbo mesmo já tinha a permissão.

 

 

 

 

CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO OU PROFILAXIA

Por uma recente resolução da ANVISA, é obrigatório fazer a vacina de Febre amarela.  Faça pelo menos 10 dias antes da viagem. Como eu morava em São Paulo, fiz no Hospital das Clínicas que já entregava o certificado da ANVISA na mesma hora. A vacina não tem custo nenhum.

 

VISTO DE ESTUDANTE

A palavra visto apavora muitas pessoas que imaginam como é burocrático entrar em diversos países! Mas a boa notícia é que em Malta é bem diferente! Se todos seus documentos estiverem certinhos, não tem motivo nenhum para o visto ser negado. O máximo que pode acontecer, caso falte algo, é ser informado pelo atendente e ter que voltar outro dia com tudo certinho!

Documentos para Aplicação de visto:

  • Dois formulários entregues na escola que for estudar
  • Cópia original do seu passaporte ( todas as páginas)
  • Carta de aceitação da escola
  • Carta da acomodação de onde vai ficar por todo o período em Malta. Caso esteja na casa de parentes ou amigos,  a pessoa terá que escrever uma carta informando que você estará lá sem nenhum custo. PS: Se você alugou um quarto sem uma agência, certifique-se que a pessoa responsável pela casa lhe entregará este documento certinho, pois algumas pessoas simplesmente não dão.
  • Cópia do seu extrato bancário comprovando 25 euros por dia, caso tenha moradia por todo o período ou 48 euros caso não tenha acomodação. Se caso os seus pais ou a empresa estiverem pagando seu intercâmbio, deverá levar uma carta escrita em inglês explicando o patrocínio e uma cópia do extrato bancário do mesmo;
  • Seguro Viagem  válido em toda Área Schengen, para todo período que vai permanecer viajando, com cobertura de no mínimo 30 mil euros.
  • Será necessário fazer um saque no banco com o seu cartão VTM ou de crédito e anexar o comprovante de saque em uma cópia do seu cartão.
  • Taxa de €27.50

 

Se seu intercâmbio exceder o período de 3 meses e tiver que tirar o visto de estudante, seguem algumas dicas:

Ao aplicar o visto você receberá o Blue Paper, que é uma autorização para permanecer em Malta. Caso você dê a entrada no seu visto no final dos 90 dias, com este documento não será possível sair de Malta, por isso aplique seu visto o quanto antes, se possível não deixe passar do primeiro mês. O tempo para seu ID card chegar é de até 8 semanas, mas pode acontecer de levar um pouco mais de tempo.

O local para tirar o visto em Valletta é o  Identity Malta. Para chegar é muito fácil, apenas desça todinha a rua principal até ver o The Malta Experience. O prédio é o que fica em frente. O horário de atendimento é até meio-dia e não precisa agendar, por isso, pode dar sorte de ir e  não encontrar ninguém ou azar de ter uma filona! Vá cedo para garantir.

 

Tenha todos os documentos em inglês, inclusive seu extrato bancário. Pode ser que eles aceitem em português, mas pode ser que não e você terá que voltar outro dia. Além disso, não esqueça de converter os valores em EURO.

 

Contatos:
Central VISA Unit  (+356) 2204 2310

Email: enquiries@identitymalta.com

 

Venha confiante e sem medo que tudo vai dar certo!

Não esquece de seguir o PARTIU MALTA OFICIAL no instagram! =)

 

11 Comments

  1. http://Camila Janeiro 18, 2017 at 7:06 pm

    Olá Juliana,
    tudo bem?

    Onde consigo buscar essa informação sobre a validade do passaporte para o tratado de Schengen?
    O site do Itamarary esta desatualizado e tenho escutado que por lei, é necessário ter minimo de 6 meses depois da saída do país e não 3, como descrito no texto.

    Pode me ajudar?

    Obrigada!!!



  2. http://Bajka%20Higa Fevereiro 7, 2017 at 5:03 pm

    Olá Juliana, tudo bem?
    Adorei o Partiu Malta, já vasculhei tudooooo rsrs Pretendo ir para Malta no final de Setembro, será que dá pra pegar um calorzinho?! Rsrs
    Ah! Sobre o valor para comprovar a renda, vou ficar em residência estudantil, então o mínimo é de 25 Euros?! Eu não sabia dessa diferença (25 Euros com residência e 48 com residência). Obrigada!


    1. Maio 7, 2017 at 5:33 pm

      Oi Bajka, tudo bem??

      Desculpa a demora na tua resposta!
      Opa se dá! Setembro é um mês de muito calor ainda…o tempo começa a esfriar em novembro!
      Pra comprovar tanto na imigração, quanto para aplicar o visto ( não sei se será necessário pra você) tem que ser 25 euros por dia sim! Você pode tirar um extrato tanto da sua conta corrente, quanto do seu VTM!

      Obrigada você pelo comentário! Espero que tenha uma ótima viagem e se divirta muito! =)


  3. http://Rayssa Maio 22, 2017 at 5:18 pm

    Boa tarde,

    Se a permanencia for de 1 mes não precisa de visto ainda neh?


  4. http://Cleide%20Mazzeo%20Grande agosto 9, 2017 at 2:28 pm

    Por favor quem tem cidadania italiana pode morar normalmente em Malta?


    1. outubro 1, 2017 at 6:29 am

      Oi Cleide, pode sim! Porém para abrir uma conta em banco você vai precisar de um contrato de trabalho!


  5. http://Guilherme agosto 15, 2017 at 2:15 pm

    Eu posso comprovar os 25 euros por dia em moeda?


    1. outubro 1, 2017 at 6:29 am

      Oi Guilherme,

      Não, você tem que comprovar via extrato bancário.


  6. http://Nayara setembro 20, 2017 at 3:24 pm

    Oi Juliana!! Tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida. Se eu quiser fazer intercambio em Malta por um período de 10/12 meses, terei que entrar com o pedido de visto de estudante. Minha dúvida é, com esse visto, eu posso sair de Malta, ir para Itália ou outro país da Europa, e depois voltar para Malta sem nenhum problema? Ou depois dos 90 dias, o visto só me dará direito de ficar em Malta?

    Obrigada!!!


    1. outubro 1, 2017 at 7:09 am

      Oi Nayara, tudo bem e você?

      Se a tua passagem de volta estiver marcada para até 90 dias a partir da entrada na área Schengen então não precisa de visto.
      Dentro deste período você pode entrar e sair de Malta sem nenhum problema.

      Caso fique mais de 90 dias, aí sim terá que tirar o visto. Você poderá sair de Malta antes de aplicar o visto ou após receber seu ID CARD.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *